quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vinis e acessórios, onde levar?

Como habitualmente gosto de pescar com vinis que necessitam de alguns acessórios específicos, como chumbos de vários tipos, anzóis de formatos e tamanhos diferentes, cabeçotes com variadas formas, cores e pesos, entre outros, aqui fica como transporto os meus vinis e acessórios já há uns bons meses.
Em relação aos vinis propriamente ditos, deixei o saco estanque da Vileda para trás, e agora uso uma bolsa da Plaway que me foi oferecida pelo meu primo Alexandre Miguel (acessório bastante útil, um obrigado!), existem no mercado outras bolsas similares de outras marcas, esta é razoável na minha opinião.



É constituída por uma cobertura de tecido resistente, similar aos das mochilas, tem aproximadamente 20 x 15 cm, acondicionando sem problemas vinis grandes, como os Super Fluke Magnum, e em termos de funcionamento, o conceito é o mesmo que um dossier. Mas ao invés de folhas, traz cerca de dez "saquinhos" estanques, estilo zip pack, muito parecidos com as embalagens das amostras de vinil.
Como uma imagem vale mais do que mil palavras...



Como defeitos aponto-lhe a fraca resistência do metal das argolas à "dossier", que oxida com uma facilidade espantosa, mesmo que não entre em contacto directo com a água do mar, por isso aconselho a, se houver paciência e vontade, passar esta bolsa por água, já que os vinis dentro das bolsas impermeáveis não são afectados.
O seu pior defeito, é no entanto, a fraca resistência das bolsas impermeáveis, rasgam-se com muita facilidade pela sua base ficando inutilizadas, mesmo que não se encham muito com amostras, e outro ponto fraco é o sistema de fecho que por vezes é difícil de fechar, e nalgumas bolsas, com o tempo, simplesmente já não fecham nem vedam.
Em suma, é um produto bastante prático, que permite uma boa organização das amostras moles, barato (cerca de 5 euros), e que a meu ver tanto desta marca como das outras, serve na perfeição para a sua função, arrumando-se com conforto e facilidade na nossa mochila ou até mesmo num bolso mais avantajado de um colete de pesca, ou impermeável, ou ainda, nas bolsas de "canguru" de alguns fatos de vela.

____________________________________________________________________

Em relação aos acessórios em si (cabeçotes, anzóis, chumbos, etc..), uso uma simples e eficaz caixa de plástico com divisões comprada na loja do Chinês e feita numa qualquer empresa de "vão de escada no gigante do Oriente."
Sinceramente não me lembro quando nem em que loja comprei estas caixinhas, pois já as tenho há bastante tempo, muito antes de fazer spinning, sei no entanto que são resistentes e desempenham a sua função.


Tem as divisões suficientes e à medida para o material que uso, claro que para outro pescador que goste de levar mais variedade de cabeçotes e anzóis por exemplo, uma caixa maior será o mais adequado, estas têm pouco mais de um palmo, e servem-me pois levo poucos anzóis e cabeçotes, a não ser que vá especificamente fazer este tipo de pesca, e aí irei equipado com mais opções, aqui fica uma foto da caixa aberta, e do tipo de material que pode acondicionar.


Na divisão de cima guardo os cabeçotes e anzóis wide gap lastrados; na do canto inferior esquerdo os chumbos redondos e chumbos bala, em baixo ao centro os pesos de dropshot, e no canto inferior direito, uma pequena selecção de anzóis para vinil de diferente formatado (EWG e Worm) e tamanho.

Até ao próximo lance!

Nenhum comentário: