domingo, 4 de maio de 2008

Carapaus e redes !

Sábado, fui até à zona das Bicas fazer uma pescazinha ao por do Sol.
Chegado meu sitio favorito, o mar apresentava-se como eu gosto, muito calminho, e limpo, e a maré no seu ponto mais vazio.
Vai de ir para as pedras ilhadas, pescar no meio das cabeços.
Andei bastante tempo a pescar à superfície, até que decido por uma Flashminnow.
Lanço para um canal entre duas pedras, mesmo a razar o bordo duma delas (arriscando-me a perder amostra mas..) e dou-lhe dois toques secos depois te já ter tirado a folga à linha. Espero uns segundos e começo a recolher, paro e mais um toque e *Trauu*!
Já tá, tinha ferrado o 1º!
Pela força que fazia não era um bicho muito grande, um robalote de quilo talvez pensei eu, mas estava a bater-se de uma maneira não muito normal, com toques muito seguidos...estranho pensei eu...

Até que...saiu-me este artista na rifa.





Um carapau manteiga, ou carapau francês!!!

Não sabia que se apanham tanto a norte, e muito menos ao spinning, pelo menos com Flashminnows 130!
Bem fiquei até animado com a pequena surpresa, até que....vejo passar a uns 20 metros de mim um barco a remos...

Param uns metros à minha frente e desatam a por redes!
A por redes quase em cima das rochas e da praia!
Até me passei, fui-me embora e fui ter com um pescador que estava na praia, perguntei-lhe se já tinha visto aquela vergonha e ele falou comigo e disse que aquilo era habitual quando o mar caía, perguntei-lhe se podia ligar para a PM que eu ali nao tinha rede, mas ele também não tinha, mas para eu não em chatear que eles não iriam fazer nada, pois aquilo já era mesmo hábito quando o mar caía.
Danei-me tanto que acabei por me vir embora, e o mais incrível e que tiraram o barco de água nas calmas com um tractor.
É impossível aquilo ser legal, redes quase em cima da praia!
Depois a malta admira-se que aqui nesta zona anda fraco de pesca, tomara! Com rapanços destes!

Enfim...aqui fica o desabafo...

PS: Peço desculpas pelas más fotos, mas fiquei sem pilhas na máquina pale

Até ao próxima lance, e que seja um sem redes!

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente aqui na minha zona também é habitual quando o mar cai eles metem as redes quase em cima das pedras...
Houve uma vez que liguei pra PM mas quando estes chegaram, já eles tinham tirado a rede cheia de carapaus e meteram-se ao fresco...

Um abraço
Sérgio

MR disse...

hehe são cavalas agora carapaus, qué que se segue, algum atum hehe, se conseguir safar-se ás redes :( :(

xandre disse...

O rapaz faz milagres...

Fernando Corvelo disse...

O rapaz percebe...ao spinning apanha tudo...e dá boas dicas. Obrigado Pedro, és um gajo porreiro!!

Abraço e ganda toque que tiveste no outro dia na Lagoa...

Fernando

fisherpro disse...

boa tarde eu sou o hernani silva o pescador com quem falou na praia sobre as redes era logo o primeiro que estava a pesca quando veio das pedras onde tinha tirado o carapau (eu estava no inicio da praia do lado sul) aqueles sujeitos são uns miseraveis aquela pesca para alem de ser ilegal não é para matar a fome a ninguem mas para matar a fome de muitos euros que rende, um abraço amigo espero voltar a encontralo para conversar consigo, tb sou pescador de spinning( moro na zona da costa da caparica).