terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Robalo da noite branca

O Sábado de 27-10-2007 foi um bom dia de pesca para mim.
Demanhã desloquei-me até ao pesqueiro do costume para ir brincar com as amostras de vinil, estre as pedras da maré baixa, e ainda deu uns peixes porreiros, mas isso è para outro post, senão fico sem assuntos ehehhe.

Na noite desse mesmo Sábado, voltei, ao mesmo sítio, mas deixei os vinis em casa...o mar estava mexido e estava algum vento...não tinha jigs suficientemente pesados para conseguirem pescar naquelas condições. A água apresentava-se algo tapada, com as ondas a quebrarem ao longe, lançando grandes rebojos de espuma branca até ao areal...era uma noite de Lua cheia, que irradiava uma luz branca, que mais parecia dia.
A maré estava baixa...muito baixa mesmo....mas mesmo assim, eu mais os meus companheiros Gonçalo e Pedro decidimos arriscar, sem antes não termos feito uma fogueira e ter comido umas belas entremeadas eheh.



Começamos a bater a praia....sempre a lançar, recolher e animar...e nada...Fomos até ao final da praia e nada...
Bem, pelos vistos vai ser grade, começamos nós a pensar...
Voltamos para trás, mas sempre a lançar, na fé de ferrar algum..

Antes de começar a voltar para trás, decidi trocar de amostra, com alguma relutância retiro a Flashminnow 130 MR Aurora Black, e troco-a pela extreate Maria Angel Kiss 120 mm de cor transparente (Clear).
Talvez com aquela luz de luar toda, e a água branca de espuma, aquela amostra conseguisse enganar um...

Faço o primeiro lançamento com ela...espero que a linha pare de sair do carreto.
Então começo a recolher moderadamente, dando toques com a cana a meia altura (jerking) para imprimir movimentos erráticos laterais à amostra..tak tak..pauso alguns segundos mas sempre recolhendo..tak tak tak........tak...tak tak...até que, quando eu pensava que a amostra já estava mesmo a sair da água...TUMMM!!! Já está, tá ferrado pensei eu! A luta que se seguir foi muito porreira, o bicho ainda deu uns belos arranques e lutou valentemente, comparado com robalos que já tinha capturado com maiores tamanhos...este lutou mais! Um exemplar de raça!
Passado cerca de 3 minutos finalmente o peixe começa a deixar-se vir até à areia, assim que se viu quase em seco deu um último arranque explosivo, mas consegui segura-lo, lá o pusemos em seco, e os 3 fizemos a festa :)



Ao desferra-lo com o alicate amostra partiu-se (o plástico abriu-se e ficou sem a fateixa traseira), foi um preço extra que tive que pagar por exemplar que me deu uma bela luta! O bicho acusou 3 kg.



Em suma, foi uma noite muito muito bem passada!

Cumprimentos e até ao próximo lance!

2 comentários:

Ivo disse...

Vi o teu site no Pesca Desportiva.

O meu nick é asterisko comecei no spinnig à cerca de 3 meses.

Sou de Caldas da Rainha, mas moro em Lx. Costumo ir pescar para os lados da Praia das bicas ou entao para a Foz do Arelho ao fds.

Queres combinar uma pescaria? Gostava de conhecer aqui alguns sítios para pescar nesta zona.

O meu msn é ivoabreu@hotmail.com.

Diz qq coisa.

Cumprimentos.

Pedro Russo Baião disse...

Vivas, eu normalmente custumo pescar para os lados das Bicas, se fores ao convívio do PD-PT pode ser que nos encontremos por lá :)

Era porreiro combinar uma pescaria sim :D (o único senão é que ainda não tenho carro próprio, mas está quase hehe)

E como tem corrido esse spinning?

Cumprimentos!